28 de set de 2009

Pão faz bem, mas com moderação

Prefira os que são feitos com farinhas integrais, que contêm mais nutrientes
Agência EstadoAgência Estado

Getty ImagesFoto por Getty Images
Ao escolher um pão, dê preferência aos que levam farinhas menos refinadas

Não são poucas as pessoas que não resistem a uma fatia ou pedaço de pão. O alimento fornece hidratos de carbono (o amido, entre 50 e 75%), sais minerais (principalmente ferro e cálcio), vitaminas (sobretudo do complexo B e PP) e fibras, fundamentais para a saúde. O teor dessas substâncias, no entanto, depende da farinha utilizada no preparo e de sua refinação. O pão integral é uma das melhores escolhas dentre a infinidade de tipos de pães disponíveis nos mercados. Contém mais nutrientes, geralmente fibras, que enriquecem uma alimentação saudável e ajudam a combater certos problemas, como a prisão de ventre. É também recomendado em dietas de diabéticos e de pessoas com níveis elevados de colesterol.
A única preocupação é com a quantidade. Porque comer pão em exagero, especialmente se a pessoa for obesa, pode provocar o aumento do ganho de peso.
E é importante ficar atento ao que se passa sobre o pão. Geralmente o que engorda é a manteiga, os molhos, os queijos gordos, os patês e outros alimentos usados para incrementar a fatia.

*matéria do site r7.com (receitas e dietas)
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