22 de out. de 2009

Saiba como encontrar o xampu e condicionador ideais para acabar com o aspecto sujo


Getty ImagesFoto por Getty Images
Você sabia que fazer escova progressiva deixa os fios mais oleosos? Portanto, se você já tem esse problema, melhor conversar com seu cabeleireiro

Apesar de ser mais comum em algumas pessoas, a oleosidade capilar pode atingir todos os tipos de fio, desde os crespos até os lisos, deixando os cabelos com aparência suja e sem volume e balanço. Além disso, nenhum penteado fica bonito e a única solução viável parece ser o rabo-de-cavalo.

O R7 consultou Sheila Bellotti, terapeuta capilar, para desvendar alguns mitos e saber quais os melhores xampus e condicionadores do mercado, que possuem os ativos ideais para conter a oleosidade do fio. Afinal, ninguém merece lavar os cabelos de manhã e no final do dia ficar com as madeixas parecendo sujas novamente.

De acordo com Sheila, antes de mais nada, é imprescindível evitar a água quente durante o banho, que estimula as glândulas do couro cabeludo a produzirem mais sebo. Além disso, ficar penteando ou mexendo no cabelo toda hora, soltando, prendendo e alisando os fios com as mãos também faz aumentar a oleosidade.

Com isso em mente, é hora de ir atrás de um bom xampu e condicionador.
- Muita gente acha que os xampus anti-resíduos são os melhores para cabelos oleosos, mas não é verdade. Esses xampus altamente detergentes não são aconselháveis, pois também aumentam a atividade da glândula sebácea por retirarem até mesmo a oleosidade natural fio, que protege o couro cabeludo.


Segundo Sheila, é bom ficar de olho nos rótulos dos xampus e condicionadores, pois substâncias como enxofre, hamamelis, aminoácidos, urtiga, cisteína, vitaminas B5 e B6, ácidos cítricos e zinco auxiliam no equilíbrio da oleosidade capilar.
- Numerosos estudos demonstram que alguns ácidos e extratos de plantas têm capacidade de reduzir a oleosidade e contribuir para a saúde capilar.

Sobre as outras substâncias que combatem a oleosidade do fio e podem ser encontradas nos xampus, Sheila cita: betaína, argila verde, argila branca, extrato de hera, extrato de laranja, chá verde, soja, ácido azelaico, extrato de semente de uva, gérmem de trigo, levedo de cerveja, ômega 3 e ginseng.
- São substâncias que contêm vitaminas e anti-oxidantes, que limpam e evitam que o couro cabeludo produza mais oleosidade e, consequentemente, prevenem a queda dos fios.

A especialista também recomenda que a lavagem dos cabelos oleosos seja diária, com movimentos suaves e circulares e com pouco produto.
- O uso de condicionador deve ser restrito às pontas. O couro cabeludo nunca pode receber cremes.  É preciso hidratar os cabelos oleosos?
cabelo-oleoso-mm-20091020.

De acordo com Sheila, o melhor seria escolher produtos com procedimentos a frio e que não cheguem perto do couro cabeludo. Portanto, hidratações que necessitem de vapor devem ser descartadas.

Hidratantes à base de água são boas opções, mas a especialista aconselha que a pessoa não faça hidratação toda semana para não ativar ainda mais a produção de óleo.

Nenhum comentário: