24 de jan. de 2010

ANTIOXIDANTES


O oxigênio é essencial para nossa sobrevivência, mas também é partir dele que nosso organismo produz alguns elementos tóxicos, os chamados radicais livres. Eles podem prejudicar nosso corpo, pois fazem com que as células oxidem, a exemplo do que acontece com uma maçã quando é cortada e fica em contato com o ar. Alguns fatores como poluição, tabagismo, consumo excessivo de gorduras, álcool, açúcar, processos inflamatórios ou infecciosos, traumatismos e estresse podem influenciar a formação dos radicais livres.
Para proteger o corpo dos efeitos dos radicais livres, existem os antioxidantes, que preservam nossa saúde, adiam o envelhecimento, previnem e reparam os danos celulares causados pela oxidação. Os antioxidantes podem ser encontrados em diversos alimentos, principalmente nos vegetais de folhas verdes e escuras, frutas vermelhas e roxas, tomate, azeite, leguminosas e até mesmo em chás. Saiba mais sobre estes alimentos ricos em antioxidantes.

Vegetais de folhas verdes e escuras

Vegetais como o repolho, brócolis, couve-flor, nabo, agrião, rabanete e repolho são riquíssimos em antioxidantes e ajudam a prevenir o câncer de mama e outros tipos de câncer. Os antioxidantes presentes nos vegetais de folhas escuras ajudam ainda na prevenção de doenças no coração. A salsa, o orégano e o manjericão também são ricos em nutrientes protetores.

Frutas vermelhas e roxas

As frutas como amora, framboesa, cereja, morango, ameixa, jabuticaba e uva são ricas em vitaminas e fibras. Elas protegem o corpo contra doenças cardiovasculares e o câncer.

Tomate

O tomate reduz os radicais livres protegendo as células, ajudando a prevenir doenças no aparelho digestivo, doenças cardiovasculares e câncer. Ajuda ainda a controlar o excesso de peso e diabetes. É ótimo para controlar a hipertensão e tem ótimos resultados contra infecções. Outra vantagem é que o tomate possui poucas calorias.

Azeite

O azeite um tipo de gordura rico em antioxidantes que deve ser consumido em maior quantidade, pois é mais saudável. É aconselhável usar tanto para temperar a comida como para o preparo dos pratos. Ajuda a reduzir o mau colesterol (LDL) e manter níveis favoráveis do bom colesterol (HDL).

Leguminosas

As leguminosas são alimentos que fornecem proteínas de boa qualidade, muitas vitaminas, minerais e fibras. Ajudam no funcionamento do aparelho digestivo e previnem de várias doenças.

Nenhum comentário: