28 de abr. de 2010

footprints-in-the-sandPara a sua vida ir em frente é necessário que você deixe o seu passado de lado. Mas como é possível deixar o passado de lado se existem cicatrizes que vão estar com você para sempre. Se você teve a infelicidade de crescer numa família ou relação onde só houve rejeição, ou se você nunca teve uma família e teve que conseguir resolver tudo sozinho, ou até mesmo se você veio de uma família pobre; como é possível esquecer tudo isto e proceder adiante? É esta a luta que temos visto muitas pessoas enfrentar e entendemos que não é fácil vencer tudo isto.
Quando as pessoas passam por situações dessas no decorrer da sua vida, é certo que tudo o que atravessaram será parte do seu futuro para sempre. Não existe uma poção mágica que você possa tomar que fará com que o seu passado desapareça. Contudo, relembrar tudo o que se passou e querer falar sobre isso a toda a hora, também não ajudará. Talvez a maior armadilha que uma pessoa que passou por traumas no seu passado pode enfrentar, é o perigo de começar a viver no seu próprio mundo onde tudo revolve à volta do que aconteceu anteriormente.
Uma vez que a pessoa cai nesta armadilha, ela começa a ter todos os seus pensamentos consumidos pelo que se passou, e em toda a oportunidade que ela tiver ela vai começar a despejar tudo aquilo que ela viveu perante qualquer pessoa que esteja disposta a ouvir, porque a pessoa acha que quanto mais ela falar do seu passado mais ela vai saber lidar com o seu problema.
Você precisa de olhar para o seu passado como uma ferida; quanto mais você coçar pior ela fica. Se toda a vez que uma ferida estiver quase a sarar você coçá-la , ela vai infectar e você terá que começar o processo de cicatrização de novo. É claro que nós sabemos que tanto a ferida quanto o nosso passado, ambos têm que passar por um processo de cura, e o mesmo acontece com os traumas do passado. E é aqui que Deus se manifesta. Ele não é como o terapeuta que é pago para fazer perguntas mas nunca lhe da respostas. Ele é aquele que quando você o busca entregando todo o sofrimento que você atravessou, Ele irá curar todas as suas feridas causadas pela dor o pelos traumas.
É claro que as cicatrizes sempre serão visíveis, mas a infecção desaparecerá. Nós sabemos que o seu passado sempre será parte da sua vida até o final da sua existência. Mas Deus pode-lhe ajudar para que o seu passado seja uma experiência que você já atravessou e agora usa para ajudar outros, em vez de algo que irá controlar a sua vida para sempre.
Deus é consigo.
Pr. Tiago Marques

Nenhum comentário: