17 de dez. de 2009

Açúcar
Alimento em excesso oferece risco à saúde


O açúcar é um ingrediente indispensável para muitas pessoas ao adoçar um suco, café e qualquer outro alimento doce. Aparentemente inofensivo, a substância é alvo de estudo há algumas décadas e vários problemas podem ser causados por seu consumo em excesso.

O açúcar é um carboidrato, ou seja, um alimento fonte de energia, mas pobre em nutrientes. O produto, o vilão das dietas pela alta concentração calórica, é considerado o grande promotor da obesidade e várias doenças generativas, como diabetes, pressão alta e problemas no coração. Há diversas pesquisas que também apontam o açúcar como causas de alguns tipos de cânceres, como o de pâncreas e intestino grosso.

Além disso, uma pesquisa recente associa níveis altos de açúcar com os casos de esquecimentos momentâneos, por afetar o giro dentado – área cerebral, localizada no hipocampo, que ajuda a formar memórias. Até o aparecimento de rugas já foi associado ao açúcar.

Os médicos alertam que o açúcar branco é completamente dispensável, o que é realmente necessário é a glicose, ou seja, a menor partícula glicídica dos carboidratos. Essa substância é a responsável pela energia do corpo. O açúcar é o que se pode chamar de abundância de energia química concentrada.

Para amenizar o problema, é aconselhável substituir o açúcar por outros alimentos como o mel ou o açúcar mascavo. Mas sempre em pequenas quantidades.

arca universal

Nenhum comentário: