8 de dez de 2009

MODA-Quem deve usar o que?

 

As mulheres altas


Maior perigo: ficarem desengonçadas ou parecerem poste.

Mito: fugir dos saltos. Os saltos médios ficam ótimos em mulheres altas. Aproveitem a vantagem para usar sandálias rasteiras e divirtam-se com todo tipo de acessório.

Altas e magras: devem evitar roupas de uma mesma cor, pois os looks monocromáticos alongam a silhueta. Podem abusar das estampas grandes e evitar listras verticais, preferindo as horizontais. Macacões e macaquinhos podem entrar no guarda-roupa da mulher alta sem restrições.

Altas e gordas: o mais indicado é o uso de calças justas e batas. O corte em “A” disfarça a barriguinha e o bumbum grande. Quem está acima do peso e tem quadril largo deve usar calça e saia seca (reta) e blusas que cubram ligeiramente o quadril. Sugestão: procurar chamar a atenção para o rosto, os ombros e o colo com decotes “V” ou “U”. Altas e magras ou altas e gordas podem abusar das sandálias rasteiras.

As mulheres baixas

Maior perigo: parecerem achatadas com a roupa errada. Por isso, a mulher baixa deve evitar colocar blusa para dentro da calça, que encurta a silhueta.

Mito: não usar cintura baixa. Essa idéia está ultrapassada. Mas não deve ser cintura tão baixa, e não se pode ter barriguinha.

Baixas e magras: usar vestidos só até os joelhos, nunca abaixo. Com o vestido até os joelhos, podem colocar um salto não muito alto (9 ou 10). Os looks monocromáticos são perfeitos para as baixinhas e as estampas devem ser pequenas. Os decotes alongam o colo e o pescoço, além de adicionar charme. Evitar blazers largos e de cortes masculinos, preferindo os acinturados e com paletó curto (acima do bumbum). Listras, recortes e detalhes verticais são bem-vindos. Nem pensar em usar macacões, curtos ou compridos. A roupa proibida para quem não tem muita altura é a combinação de calça capri com blusas longas. Em compensação, as baixas podem abusar das camisas.

Baixas e gordinhas: não usar saia longa, que fazem parecer mais gordas. Vestidos evasés só se forem até os joelhos. Calça de cintura baixa com bata é uma boa opção, mas não pode ser um cós muito baixo que mostre a barriga. Paletó e calça risca de giz caem bem. Convém manter baixo contraste entre a parte de cima e a de baixo, para não criar uma linha horizontal bem no meio da silhueta e dar a ilusão do “achatamento”. Abusar do decote “V”, dos tecidos com estampas pequenas e fundo preto, tecidos molengos com bom caimento (sedas, jérsei e microfibras). Também são indicadas roupas em camadas e tecidos finos, que disfarçam o volume fixo, saias retas (sem ser justas), muitas fendas e sobreposições, calças escuras e de corte reto. Shorts são proibidos para pernas grossas. Nem magras nem gordinhas baixas ficam bem de sandálias rasteiras. São confortáveis, mas diminuem a silhueta.
(coisas de mulher)
Postar um comentário