27 de nov de 2009

Hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir o câncer


Getty Image


Alimentação com frutas e vegetais tem impacto positivo
na saúde e pode prevenir câncer e doenças do coração


De acordo com a American Cancer Society, de 30% a 40% dos casos de câncer poderiam ter sido evitados com mudanças de hábitos, como uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas. Por isso, a Associação Brasileira do Câncer (ABCâncer) espera que o Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado nesta sexta-feira (27), ajude a ampliar a conscientização das pessoas sobre a doença e dá dicas de como se prevenir:

1. Alimentação com frutas e vegetais tem impacto positivo na saúde
É necessário comer pelo menos cinco porções por dia dos mais variados alimentos para melhor efeito. Eles contêm antioxidantes, vitaminas, pouca gordura e baixa caloria. Comer muitos alimentos gordurosos pode prejudicar seriamente a saúde, incluindo o surgimento do câncer e doenças do coração. Alimentos processados, bolos, tortas, frituras, fast food, não apenas possuem muitas calorias, mas também possuem gordura saturada e gordura trans. Em suma, é preciso incluir nas refeições feijões, pães integrais, arroz integral, e comer cinco ou mais vegetais e frutas por dia, além de consumir grãos, e evitar carne vermelha.

2. Manter o peso equilibrado é a consequência de uma alimentação saudável
Balancear as calorias consumidas com as atividades físicas realizadas.

3. Atividades físicas são importantes para o corpo e mente
Os adultos devem praticar atividades físicas moderadas por 30 minutos ou mais por dia e cinco vezes por semana. Crianças e adolescentes devem praticar pelo menos 60 minutos de exercício por dia e cinco vezes por semana

4. A bebida alcoólica está relacionada a sérios problemas na saúde
Em termos de prevenção de câncer, deve-se consumir menos de dois copos de bebida por dia. O consumo de álcool potencializa os efeitos do tabaco para o desenvolvimento do câncer de boca, faringe, esôfago e laringe. A ingestão do álcool também está associada à maior incidência de câncer de fígado.

5. A exposição ao sol por longos períodos é prejudicial à saúde
Deve-se proteger a qualquer exposição, com boné, camiseta, protetor solar, e evitar o sol principalmente entre 11h e 15h.

6. Manter a segurança no ambiente de trabalho
Os profissionais, como os operários da indústria química e mineradores, que têm contato com substâncias nocivas devem obedecer regras de saúde e segurança ao manuseá-las
Alguns exemplos de substância são amianto, asbesto e formol, entre outras que em excesso podem ser substâncias de risco.

7. Homens e mulheres a partir dos 20 anos de idade devem marcar consultas médicas periodicamente
Até os 39 anos os exames para detecção do câncer devem ser feitos a cada 3 anos; a partir dos 40 anos é recomendável fazer check-up anualmente.

8. Não fumar. O fumante sabe dos riscos que está correndo pelo uso do tabaco
O câncer de pulmão responde por um alto índice de mortalidade, cuja incidência, estaticamente comprovada, ocorre nas pessoas que consomem continuamente produtos derivados do tabaco.  De acordo com a American Cancer Society, 90% dos pacientes com câncer de pulmão são fumantes ou ex-fumantes. Além do câncer de pulmão, o câncer de laringe, de esôfago, de bexiga e o de pâncreas estão relacionados ao vício.
(R7)
Postar um comentário